O Conselho Federal de Química (CFQ) prestigia empresa REAJA com o Prêmio Talentos CFQ com o tema "Empreendedorismo na química"
Em sua 4ª edição esse ano, cujo tema central é "Empreendedorismo na área da Química", buscou reconhecer e valorizar profissionais e empresas que impulsionam o setor de empreendedorismo com suas contribuições na química. O evento ocorreu presencialmente em Brasília dia 26 de junho.
Este reconhecimento é fundamental para destacar o papel vital da química na pesquisa e desenvolvimento nacional e na solução de desafios contemporâneos e a cannabis faz parte disso. Aliás, se há uma ciência que mais tenha haver com a cannabis é sem dúvida, a química!
E temos a honra de comunicar que conquistamos o 2° lugar na categoria na categoria Bacharelado e Licenciatura em nome do James Kava, que nesse contexto destacou a valorização de ferramentas rápidas, fáceis e acessíveis para a análise qualitativa de cannabis, como exemplo prático de empreededorismo na área de química.
Entre os premiados, Cleydson Breno Rodrigues dos Santos foi o vencedor na categoria Bacharelado e Licenciatura em Química. Outro destaque foi Milleny Costa, que conquistou o 3º lugar na área de Empreendedorismo, na categoria. O vídeo completo está no canal do CFQ.
Entrega presencial do Prêmio no CRQ 9ª
Na sexta (26), em Curitiba na sede do CRQ 9ª foi foi realizada uma cerimônia de entrega da Menção Honrosa de 2°Lugar no Prêmio Talentos CFQ 2025 para a REAJA, em nome de James Kava e Fabiano Soares, e foram recebidos pela superintendente do CRQ-IX Daniela Almeida o Presidente Edward Borgo, a vice-Presidente Mabel Elita Sônego, além dos Secretários e demais Conselheiros, presenciais e virtuais.
Em nome do CFQ e do CRQ-IX a vice-presidente Mabel, que recebeu o prêmio em Brasília, entregou em mãos para James Kava um certificado de 2° Lugar no Prêmio Talentos CFQ 2025.
Na sequência James agradeceu o recebimento do Prêmio ressaltando a importância da conquista pessoal e empresarial, ressaltando o papel do trabalho em conjunto, agradecendo especiamente à Lorrany Texeira, química da UFRRJ, que foi fundamental na formatação inicial do projeto. Além disso Fabiano Sores também agradeceu o reconhecimento e reforçou do carater inovador e simples, dos testes colorimétricos produzidos exclusivamente e patenteados pela empresa REAJA.
Os conselheiros entenderam o papel fundamental da química na construção de diretrizes para a fabricação de produtos de cannabis no Brasil, uma vez que a cannabis além de medicamento é uma commoditie que pode ser utilizada em diversas cadeias de produção para diferentes tipos de produtos industralizados, como textil, plásticos, combustíveis, alimentação animal e até construção civil. E o papel do químico é fundamental para a garantia e controle de qualidade de todos os tipos de produtos criados nesse novo universo molecular.
O Reaja agradece o reconhecimento com a premiação mostrando que sempre esteve sua missão alinhada com os princípios éticos na construção de uma ciência acessível ao público e aplicável em desafios e problemas cotidianos. E reforça seu comprometimento de estar aqui para produção de mais e melhores ferramentas de testagens para a Redução de Danos.